domingo, 2 de novembro de 2014

Outubro 2014

Outubro 2014

Este mês foi cheio de avanços. A caminho de Bombinhas para votar, passei pelo estaleiro para uma última visita do mês.
Finalmente o veleiro se aproxima da reta final que está estimada para novembro!

Vejam as fotos recentes:

Logo ao chegar pude ver as novidades. Leme, Quilha e Élice já colocados e recebendo acabamentos.

Sob o barco já podemos ver o élice e a quilha com bulbo instalados.

O élice é dobravel. Este pequeno detalhe vai ajudar nas regatas, evitando um arrasto que diminui em 1 nó a velocidade! Além disso, esta rabeta recebeu um aspecto técnico importante. Para trocar o óleo do sistema de engrenagens há um sistema de troca pela parte superior dentro do barco. Antes para trocar o óleo, o barco tinha de ser tirado da água.

O élice abre quando o motor é acionado para a posição de força avante e a ré.

As ferragens que suportam os cabos do stai de popa já colocados. Ao lado, a tomada de energia de pier e luz cortesia. No canto superior direito atrás da ferragem se pode notar a borda falsa.

 Nesta vista mais geral se pode notar a borda falsa em aluminio e os cabos de aço sendo passados pelos postinhos. As gaiutas todas e os passadores de cabos já instalados.

 
Logo ao subir vemos a Roda de Leme instalado junto aos painéis de comando.
Uma homenagem ao VOR 2014/15. 

No detalhe dentro da coluna, o motor do sistema hidráulico do leme já está instalado.
Mais ao fundo podemos ver as catracas já instaladas também.

A porta de entrada para dentro do barco já está instalada, assim como os corrimões em madeira resinada nas laterais.

Com a porta aberta podemos olhar dentro da cabine os assentos com as tampas de inspeção já colocadas com moldura.

Descendo a escada vemos a sala completa com o piso de "madeira" com os puxadores embutidos para inspeção e a luz de cortesia acesa já com a energia das baterias instaladas.

Vista geral da sala com as luzes de teto acesas também. Note o ventilador ao lado da porta.
Apesar do barco ter um sistema de ar condicionado, resolvi colocar ventiladores também. Eles são meio sem graça, mas de boa qualidade, baixo reunido e econômicos, para uso geral. Pensei que seriam úteis quando estivermos cozinhando.

As 4 baterias já instaladas e operantes sob o banco da sala.

Os tanques de água e combustível já estão instalados sob os assentos.

No tetalhe do piso podemos ver a caixa de passagem dos cabos diversos.
Vale lembrar que o piso todo é de NidaCore revestido com formica no tom de madeira clara.

 Vista lateral da sala. Podemos notar o seletor de energia vermelho bem à vista no assento da mesa de navegação, a prateleira com a vigia e os armários fechados. Só falta mesmo a mesa.

Nesta vista do lado oposto podemos notar os armários, a bancada e a pia. Falta apenas o fogão.

A cozinha! Sem fogão por enquanto. Ao fundo a porta do banheiro no corredor do acesso à cabine de boreste. Todas as portas já estão com maçanetas e as da s cabines com sistemas imantados para manter as portas abetas.

A mesa da sala e as tampas de mesa do cockpit já estão prontas e em fase de envernizamento.

A geladeira já está pronta com o congelador instalado.

No detalhe, o compartimento de gelo.

A mesa de navegação com luzes acesas indicando os setores ligados do barco. Os instrumentos e controladores, todos já instalados.

Abrindo a tampa em frente a mesa podemos notar o bom trabalho elétrico de todo o cabeamento do barco, apesar de alguma bagunçinha ainda.

O rádio VHF já instalado junto aos painéis de comando e relógios de indicação de corrente elétrica.

A porta lateral do painel aberta, também revela o cuidadoso acabamento da fiação. Ao lado os relógios de controles de baterias, combustível entre outros.

É muito controle!

A escada da entrada é a capa do motor. Nela podemos notar o puxador embutido na tampa e as dobradiças no piso. Esta é uma inovação no MJ. Agora para se ter acesso ao motor, basta levantar os degraus. Vale ainda notar que na face superior do último degrau se pode notar a luz de cortesia entreas aberturas do ar condicionado. 

Com a tampa aberta o motor fica bem acessível. A tampa é toda revestida com dupla camada de espuma aluminizada para absorver o ruído e reter o calor.

No acesso das cabines de popa tem uma porta de acesso lateral para o motor igualmente revestidas. Neste detalhe podemos notar a rabeta acoplada ao motor. Falta apenas conectar o cano de escapamento. Mais uma novidade tecnológica: o motor com rabeta está apoiado sobre três coxins, evitando vibraçóes exessivas no barco.


Dentro da cabine de popa a bombordo, além das luzes já acesas o polimento final sendo feito.

A cabine oposta, a de boreste já está pronta. falta apenas o colchão.

 A cabine de proa também já está pronta. São três os ventiladores auxiliares: dois no salão de forma oposta para que o ar possa circular e um ventilador na cabine de proa, pois o ar condicionado por ser localizado na popa, as cabines de popa já são beneficiados.

O banheiro de popa já está pronto também. Falta um ajuste na prateleira que não ficou bem acabada para receber uma lixeirinha.

O banheiro de popa também já está pronto. Não fiz foto da parte de banho, mas já está pronta também, com chuveiro e portas.

Vista geral do interior do barco. Como se pode ver, está praticamente pronto.
Fiz algumas pequenas alterações e ajustes na maçaneta do banheiro, na luminária da entrada da cabine de proa, na porta de entrada, nas portas da pia e banheiros para receberem lixeirinhas, entre outros pequenos ajustes.

Agora estou na fase de fazer a documentação junto a um despachante nautico, e já selecionei os tecidos para os colchões e assentos internos e externos. Estamos fechando a compra de um painel solar para manter as baterias sempre carregadas. Enquanto isso, o fogão, o boiler (que será instalado sob a cama de boreste), o mastro e retranca estão sendo providenciados.
Nada mal. 

Bons Ventos!













2 comentários:

  1. Parabéns pelo barco, mas comece a escrever Helice com H, estai com e, excessivas com c, Bons ventos, muito bons ventos.

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  2. Boa tarde!
    Qual a atualização sobre o veleiro para 2020?
    Qual a marca e o modelo? E o tamanho? Qual é o estaleiro?
    VAleu
    Abraço
    Lisandro

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